Nos dias mais gelados, os clientes trocam os pratos leves por receitas mais quentes e encorpadas. Com o vinho, o comportamento não é diferente. A estação pede sabores intensos, vinhos que aquecem e que combinam com o clima mais intimista do outono e inverno.
Para bares e restaurantes, essa é a hora certa de fazer pequenas mudanças no cardápio de vinhos: destacar rótulos mais robustos, sugerir harmonizações com pratos sazonais e criar experiências que encantam o cliente.
Com estratégias simples, é possível transformar o frio em oportunidade sem complicar a operação, sem pesar no estoque e com muito mais sabor na taça.
Adicione rótulos como Cabernet Sauvignon, Syrah, Tannat, e Malbec. Esses vinhos têm taninos e teor alcoólico mais altos, o que combina com o frio e com pratos mais estruturados. Também vale investir em vinhos de teor alcoólico mais alto (acima de 13,5%).
Harmonização com pratos de inverno
Sugira combinações com fondue, carnes assadas, massas com molhos intensos, risotos e queijos fortes, como:
– Tannat com carne de panela.
– Syrah com pratos picantes ou defumados.
– Malbec com massas com molho vermelho e pratos com carne.
Por serem vinhos mais fortes, no inverno muitos clientes podem optar por não tomar uma garrafa inteira, mas apenas uma taça. Por isso, escolha 2 ou 3 rótulos mais vendidos ou que combinem bem com pratos do dia e invista na venda parcial da garrafa.
– Destaque a novidade dos vinhos de inverno no cardápio, assim como a venda em taça.
– Use a estação como gancho: “Sugestões para se aquecer”, “Harmonize o frio com sabor”, etc.
– Promova os vinhos com postagens temáticas nas redes sociais, cartazes na mesa e treinamento da equipe para sugestões assertivas.
Imagem: Shuterstock
01/12/2023
Encante clientes, amigos e familiares com uma tábua de frios irresistível. Descubra as opções de frios Sadia e transforme seu cardápio numa experiência gastronômica
Saiba mais