Um dos maiores desafios de quem tem um negócio no ramo de alimentação é formar e manter uma boa equipe. A alta rotatividade, além de gerar desgastes e custos com contratações e treinamentos, afeta a qualidade do atendimento, o clima interno e, claro, a satisfação do cliente.
Mas como fazer os bons funcionários quererem ficar? A seguir, listamos algumas estratégias práticas e acessíveis para os transformadores que querem formar um time mais estável, engajado e comprometido com o crescimento do negócio:
Funcionários que se sentem ouvidos têm mais chances de se engajar. Por isso, promova conversas regulares (formais ou informais) para saber o que está funcionando e o que pode melhorar. Comprometa-se a avaliar as sugestões e sempre explique o motivo do que pode ou não ser implementado e o motivo.
Mesmo sem grandes salários, muitos profissionais permanecem em locais onde se sentem valorizados e respeitados. Por isso, elogie bons desempenhos na frente dos outros, seja justo com regras e horários e cuido para que todos sejam educados. Para muitos trabalhadores, respeito no dia a dia conta muito mais do que benefícios esporádicos.
Funcionários precisam saber se estão indo bem — ou como melhorar. Por isso, ofereça feedbacks construtivos de tempos em tempos, com calma e foco na solução.
Muitos profissionais deixam o cargo por sentir que não têm perspectiva de crescimento. Por isso, ofereça treinamentos internos, como ensinar novas funções ou atendimento. Para casos mais especiais, vale a pena investir até em uma capacitação externa se o seu estabelecimento tiver condições para isso.
Promova e valorize quem se destaca, mesmo que em pequenas mudanças de função ou responsabilidade. Mostrar que é possível crescer dentro do negócio ajuda muito a reter talentos.
Deixe espaço para que a equipe contribua com ideias e soluções e estimule a tomada de decisão dentro das funções de cada um.
Quando o funcionário sente que tem voz ativa, ele se sente parte do negócio.
Evite prometer o que não pode cumprir. e seja claro sobre o que se espera de cada função, assim como sobre aumentos, férias e horário de trabalho.
A transparência de informações gera segurança e fideliza colaboradores.
Aumentos são sempre bem-vindos, mas há outra formas de recompensar seus colaboradores. Pode ser um bônus simbólico, um almoço especial ou até uma folga. O importante é mostrar que quem veste a camisa, é reconhecido por isso.
Crie rituais simples, como um café antes do expediente, um almoço especial uma vez por mês ou comemorações de aniversários. Pessoas permanecem onde se sentem parte de algo maior.
Imagem: Shutterstock
01/12/2023
Encante clientes, amigos e familiares com uma tábua de frios irresistível. Descubra as opções de frios Sadia e transforme seu cardápio numa experiência gastronômica
Saiba mais